A frequência do jardim-de-infância é, sem dúvida um contributo para o sucesso escolar, pois, quando a criança chega à escola já ouviu e contou histórias, fez “leituras” do mundo à sua volta, viu livros, teve contacto com a escrita, comparou, identificou e classificou objetos, pesquisou, expressou sentimentos e emoções.
Aprendeu a trabalhar sozinha e em grupo, desenvolveu autoestima e o desejo de aprender.
Tudo isto a vai ajudar a uma melhor compreensão do mundo que a rodeia e a facilitar as aprendizagens formais da escola, sendo assim um caminho para o sucesso escolar.
O nosso horário de funcionamento é das 6h45 às 19h com tolerância pontualmente até às 19h30.
Atividades Extra-Curriculares
Além das atividades integradas na componente letiva dos projetos curriculares dos educadores, existem atividades extras, são elas:
O Jardim de Infância encontra-se dividido em quatro espaços diferentes, passo a citar:
BLOCO C/F – sito na Estrada dos Caniços nº2
Este bloco é composto por quatro salas, 2 salas de crianças de 3 anos de idade, e outras duas de crianças de 4/5 anos.
BLOCO J – sito na Rua Padre Américo
É composto por duas salas com crianças de 5 anos de idade.
BLOCO I – sito na Praceta do Forte nº 9
Bloco composto por 2 salas de crianças 3 anos.
OBJETIVOS A ATINGIR NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
a) Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
b) Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
c) Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e o sucesso de aprendizagem;
d) Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
e) Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como, meios de relação, de informação, de sensibilização estética e compreensão do mundo;
f) Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
g) Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
h) Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
i) Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.