CATL - Centro de Atividades de Tempos Livres

A Resposta Social de CATL funciona no espaço denominado Bloco B, na Estrada dos Caniços - Forte da Casa

Encontra-se estruturada de forma a privilegiar as relações afetivas nas crianças e jovens, visando o desenvolvimento pessoal e social dos mesmos, numa progressiva consciência dos seus papéis como futuros membros da sociedade.

O objetivo principal do CATL é promover e proporcionar atividades sócio/educativas através das quais a criança/jovem tenha a possibilidade de criar, manifestar e desenvolver as suas potencialidades, contribuindo desta forma para o enriquecimento da sua identidade pessoal e social enquanto ser humano, participante, ativo e solidário.

Sendo o sucesso escolar um dos objetivos do CATL, entende a equipa pedagógica que o Apoio ao Estudo deve fazer parte integrante da Rotina diária, de forma a consciencializar a criança/jovem para a importância do estudo. Neste contexto, a criança/jovem sob a orientação do adulto aprende a utilizar e a pesquisar nos livros, manuais e internet assuntos de relevante interesse; aprende a saber estudar sozinho e a saber partilhar em grupo o seu autoconhecimento e aprendizagens; aprende a valorizar os outros enquanto seus pares e a respeitar os outros nas suas dificuldades; aprende a organizar e a valorizar o seu tempo.

O CATL promove Reuniões e Encontros de Grupo e Individuais com os pais/encarregados de educação, assim como, Festas temáticas e de Final de Ano Letivo de forma a fomentar a participação das famílias na vida escolar dos filhos.

A equipa pedagógica do CATL através da sua ação dinâmica e interventiva, proporciona atividades em espaços lúdicos apelativos e confortáveis, tecnicamente avaliados pelas entidades competentes e acima de tudo procura responder com rigor, profissionalismo e qualidade às necessidades da criança/jovem.

No âmbito dos Projetos Pedagógicos são realizadas nas interrupções letivas, atividades no exterior; passeios, visitas de estudo, colónias abertas e fechadas.

É objetivo primordial da equipa do CATL ter uma postura humana, pautada pela afetividade, tolerância e compreensão de forma a promover o bem-estar de todos os seus utentes.

Horário de funcionamento do CATL:

        - de 2ª a 6ª feira, das 06.45h às 19.00h (30m de tolerância para situações pontuais) durante todos os meses do ano, encerrando apenas nos feriados nacionais e locais.
 

O CATL assegura:

  • Acolhimento antes do horário escolar
  • Alimentação (almoço e lanche)
  • Transporte Escolar (entradas e saídas das escolas do Forte da Casa e Póvoa de Sta Iria)
  • Apoio ao Estudo
  • Apoio Psicopedagógico
  • Prolongamento após o horário escolar
  • Transporte a casa


Programa de Competências Pessoais e Sociais

Jay Belsky, Director do Instituto para o Estudo de Crianças, Famílias e Questões Sociais e Professor de Psicologia na Birkbeck University of London, define uma listagem de aspectos relevantes na escolha de um equipamento educativo com qualidade, entre os quais um Programa que promova a auto confiança, a resolução de conflitos, a tomada de decisão e a ajuda aos pais a melhorar as suas práticas educativas.

Neste contexto, o Programa de Competências Pessoais e Sociais do CATL, dinamizado pela Dra. Mónica Batalha, Psicóloga, assenta nos seguintes objectivos:

  • Identificar e/ou desenvolver na criança/jovem competências pessoais que promovam o seu bem estar individual;
  • Identificar e/ou desenvolver nas crianças/jovens competências sociais que promovam o seu bem estar em comunidade;
  • Promover na família boas práticas educativas a nível parental;
  • Apoiar a equipa pedagógica de uma forma formativa e informativa, em questões relacionadas com o processo escolar, quer ao nível das aprendizagens, da motivação, do interesse e da capacidade de estudo das crianças/jovens.

O  CATL tem como objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança/jovem com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Estimular o desenvolvimento global da criança/jovem no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas, contribuindo desta forma para comportamentos que favoreçam uma vida com sentido, com qualidade e com estilo saudável;
  • Fomentar a inserção da criança/jovem em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade de culturas, respeitando as características individuais de cada um, incutindo comportamentos que favoreçam uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  • Contribuir para o enriquecimento da personalidade de cada criança/jovem, tendo em vista o cimentar da sua maturidade;
  • Desenvolver a autonomia e o sentido da responsabilidade;
  • Proporcionar à criança/jovem um clima de bem-estar e de segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva, incutindo hábitos de higiene e de defesa da saúde;
  • Sinalizar junto das entidades competentes situações de maus-tratos ou negligência e proceder à despistagem de inadaptações, desvios comportamentais e de risco, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança/jovem;
  • Promover a integração de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais;
  • Contribuir para o sucesso da aprendizagem e por conseguinte para o sucesso escolar;
  • Assegurar a ligação entre a vertente escolar e a socioafetiva de forma a colmatar a ausência de estruturas de apoio à criança/jovem durante o horário laboral dos pais;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.
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