A Resposta Social de CATL funciona no espaço denominado Bloco B, na Estrada dos Caniços - Forte da Casa
Encontra-se estruturada de forma a privilegiar as relações afetivas nas crianças e jovens, visando o desenvolvimento pessoal e social dos mesmos, numa progressiva consciência dos seus papéis como futuros membros da sociedade.
O objetivo principal do CATL é promover e proporcionar atividades sócio/educativas através das quais a criança/jovem tenha a possibilidade de criar, manifestar e desenvolver as suas potencialidades, contribuindo desta forma para o enriquecimento da sua identidade pessoal e social enquanto ser humano, participante, ativo e solidário.
Sendo o sucesso escolar um dos objetivos do CATL, entende a equipa pedagógica que o Apoio ao Estudo deve fazer parte integrante da Rotina diária, de forma a consciencializar a criança/jovem para a importância do estudo. Neste contexto, a criança/jovem sob a orientação do adulto aprende a utilizar e a pesquisar nos livros, manuais e internet assuntos de relevante interesse; aprende a saber estudar sozinho e a saber partilhar em grupo o seu autoconhecimento e aprendizagens; aprende a valorizar os outros enquanto seus pares e a respeitar os outros nas suas dificuldades; aprende a organizar e a valorizar o seu tempo.
O CATL promove Reuniões e Encontros de Grupo e Individuais com os pais/encarregados de educação, assim como, Festas temáticas e de Final de Ano Letivo de forma a fomentar a participação das famílias na vida escolar dos filhos.
A equipa pedagógica do CATL através da sua ação dinâmica e interventiva, proporciona atividades em espaços lúdicos apelativos e confortáveis, tecnicamente avaliados pelas entidades competentes e acima de tudo procura responder com rigor, profissionalismo e qualidade às necessidades da criança/jovem.
No âmbito dos Projetos Pedagógicos são realizadas nas interrupções letivas, atividades no exterior; passeios, visitas de estudo, colónias abertas e fechadas.
É objetivo primordial da equipa do CATL ter uma postura humana, pautada pela afetividade, tolerância e compreensão de forma a promover o bem-estar de todos os seus utentes.
Horário de funcionamento do CATL:
- de 2ª a 6ª feira, das 06.45h às 19.00h (30m de tolerância para situações pontuais) durante todos os meses do ano, encerrando apenas nos feriados nacionais e locais.
O CATL assegura:
Programa de Competências Pessoais e Sociais
Jay Belsky, Director do Instituto para o Estudo de Crianças, Famílias e Questões Sociais e Professor de Psicologia na Birkbeck University of London, define uma listagem de aspectos relevantes na escolha de um equipamento educativo com qualidade, entre os quais um Programa que promova a auto confiança, a resolução de conflitos, a tomada de decisão e a ajuda aos pais a melhorar as suas práticas educativas.
Neste contexto, o Programa de Competências Pessoais e Sociais do CATL, dinamizado pela Dra. Mónica Batalha, Psicóloga, assenta nos seguintes objectivos:
O CATL tem como objetivos específicos: